Compreender o ambiente político-legal vinculado a educação ajuda a entender quais são os olhares que os poderes executivo, legislativo e judiciário estão lançando para educação e para escola. Analisar as leis existentes, a atuação dos ministérios, das entidades de classe e o que está sendo proposto pelos poderes pode apresentar, antecipadamente, as mudanças.
Podemos nos perguntar: Porque fazer esta análise? Principalmente para entender o rumo que os debates estão tomando nas instancias da sociedade. Cabe aqui salientar que, a educação não tem como objetivo único atender as mudanças no mundo do trabalho, mas habilitar as pessoas a analisarem criticamente o mundo em que estão inseridas, para assim gerar inovação.
Neste sentido, conhecer o ambiente sociocultural permitirá pensar estratégias para a escola, por exemplo, tomando como referência a realidade na qual está inserida a ajustando a forma como transmitir os conhecimentos frente as demandas daquele ambiente cultural e social. Lembrando sempre que não se discute o que ensinar, mas como ensinar.